top of page

3 dicas para controlar a ansiedade.

Fonte: Site Psicologia Viva


Um calafrio, o coração disparado, a mente cheia de preocupações. Quem sofre de ansiedade tem esses e outros sintomas. Esse tipo de mal-estar acomete uma quantidade enorme de pessoas, e é muito desgastante.

A boa notícia é que existem maneiras simples de controlar a ansiedade. Você não vai precisar se medicar ou pedir afastamento do trabalho, por exemplo. Algumas técnicas de respiração e exercícios físicos podem eliminar os efeitos da ansiedade com eficácia.

Acompanhe este artigo e descubra 3 sugestões de atividades que podem ser aplicadas na sua rotina para controlar a ansiedade.

1. Identificar o problema é metade do caminho

A ansiedade é causada por diversos motivos. Pode ser porque você tenha uma grande encomenda para um cliente com o prazo apertado. É possível que seja por causa de uma resposta importante que não chega nunca. Até mesmo coisas não relacionadas diretamente a você, como a nova escola do filhos, podem provocar uma crise de ansiedade enorme.

Enfim, os motivos podem ser inúmeros, mas o importante é identificá-los. Para conseguir isso, tente ficar um pouco a sós e pense no seu dia a dia. Repare se há alguma mudança prevista, por exemplo. Tente observar em qual momento do dia ou em que pessoa você pensa e que provoca ansiedade.

Com o motivo identificado, respire fundo e convença-se de que não há razão para tanta ansiedade. Reprograme sua mente para ficar mais tranquila diante do motivo que deixa você tão impaciente. No começo vai ser mais difícil, mas com o passar do tempo, você vai ser capaz de ver as coisas de outro jeito.

Pense em todos os problemas que já lhe causaram ansiedade e que foram esquecidos. Não tem razões para essa nova questão ser diferente.

2. É fundamental manter o controle da respiração

Uma crise de ansiedade não faz apenas a nossa mente descarregar pensamentos conflitantes. As outras partes do corpo também sentem os efeitos. Repare como o coração dispara e a respiração fica difícil. Com o tempo, você pode até desenvolver sintomas físicos para as suas preocupações.

Por isso é importante controlar a ansiedade, e a respiração pode ser crucial para isso. Respirar corretamente atua sobre o nosso sistema nervoso, fazendo desacelerar os processos no corpo desencadeados pela tensão.

Sendo assim, sempre que sentir que a ansiedade está chegando, pare tudo e respire profundamente. Isto é, inspire de forma lenta até inchar a barriga. Depois, expire esse ar lentamente. Faça esse processo três vezes, depois tente voltar à respiração normal. Se a ansiedade persistir, repita até acalmar-se.

Você pode fazer isso tanto em casa quanto no trabalho. Quanto mais você conhecer a sua respiração, mais chances terá de ficar longe das crises de ansiedade. Veja 9 dicas para combater a ansiedade:


Fonte: Evolução Pessoal
Fonte: Evolução Pessoal

3. Praticar exercícios físicos ajuda a controlar a ansiedade

Hoje foi difícil de lidar com a ansiedade? Que tal praticar uma atividade física para tratar esse estado de impaciência? Parece uma contradição, mas exercícios físicos são ótimos para acalmar o corpo e a mente.

Isso porque, durante a atividade física, seu corpo libera substâncias que aumentam a sensação de prazer. Além de você se distrair dos problemas do dia, ainda vai melhorar o desempenho da circulação sanguínea e da própria respiração, sua parceira no controle das crises.

E não precisa entrar numa academia, não! Uma caminhada, três vezes por semana, já vai fazer um bem danado. Procure um parque cheio de árvores para se exercitar. A vista bonita e o ar puro vão deixar o exercício ainda mais estimulante.

Com essas três dicas você provavelmente vai conseguir controlar a ansiedade. Aliado a elas, procure, também, conversar com algum profissional. Pedir um aconselhamento psicológico pode ajudar você neste processo.

2 visualizações0 comentário
bottom of page