top of page

MEGA MODA RECEBE TERCEIRA EDIÇÃO DO ATITUDE ROSA DA TV ANHANGUERA

EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA ACONTECERÁ NO MEGA MODA PARK COMO ABERTURA DA CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

A campanha nacional Outubro Rosa acontece todos os anos e vem ganhando cada vez mais visibilidade. O intuito é chamar a atenção para a realidade do câncer de mama, que é um dos tipos mais recorrentes entre as mulheres do Brasil e do mundo. O Atitude Rosa, que chega em sua 3ª edição, será realizado no dia 05 de outubro, das 8h às 12h, no Mega Moda Park, e tem como objetivo gerar uma mobilização sinérgica e acelerar o processo de conscientização levando as mulheres a tomarem uma ATITUDE proativa. Será uma manhã de atendimentos de saúde e atividades físicas, movimentando mais de 3.000 mulheres em prol desta causa.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil para 2019, com um risco previsto de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres da Região Centro-Oeste (51,96/100 mil).

Pesquisas realizadas ao longo dos anos apontam um sério problema: o enorme intervalo de tempo entre a detecção da doença e a busca pelo tratamento, que é de 252 dias em média.

O total de 320 dias de média levados para o início do tratamento é assustador. Por isso, mais que um Outubro Rosa, o objetivo do evento é motivar uma atitude preventiva por parte das mulheres.

Atitude Rosa é de iniciativa da Sociedade Brasileira de Mastologia/Regional Goiás e da TV Anhanguera, com apoio das ligas da saúde de universidades locais, além de entidades como a OAB-Mulher), Polícia Militar de Goiás, Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e Associação de Combate ao Câncer de Mama, que apoiaram o projeto também em 2018.


SERVIÇO:

EVENTO ATITUDE ROSA

DATA: 05/10

LOCAL: ESTACIONAMENTO DO MEGA MODA PARK

HORÁRIO: 8H ÀS 12H


PROGRAMAÇÃO

8h às 8h20            Alongamento

8h20 às 9h            Aula/vivência de Flamenco com o grupo “Coletivo Flamenco”

9h às 9h40            Apresentação de capoeira

9h40 às 10h20     Aula de Pilates

10h30 às 11h30   Show com a bateria Madrasta (UFG)

11h30 às 12h        Aula de dança


Atividades das 8h às 12h:

STAND: SAÚDE DA MULHER E SEUS DETERMINANTES

Ligas participantes: Liga de Reprodução Humana, Liga de Obstetrícia e Liga de Sexualidade.

Ação: panfletagem e conscientização da população, focada em prevenção de câncer de colo de útero, com enfoque em HPV, além de orientações sobre hábitos de vida ou ações para se prevenir dessas doenças e sobre vacinação contra HPV. Elucidação sobre os fatores de riscos para câncer de endométrio e de ovário. Além disso, contará com orientação sobre sexualidade humana, disfunções sexuais, ciclo da resposta sexual, ISTs, métodos contraceptivos e anatomia dos órgãos genitais. Haverá entrega de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes.

STAND: AVALIAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR

Ligas participantes: Liga de Cardiologia e Liga de Anestesiologia e Dor.

Ação: será calculado o Risco de Framinghan para avaliar a probabilidade de desenvolver problemas cardíacos.

STAND: ABORDAGEM SOBRE OS RISCOS DO TABAGISMO E PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

Ação: conversa e aconselhamento para mulheres a respeito das infecções do trato geniturinário. Serão fornecidas informações sobre fatores de risco; retirada de dúvidas sobre sinais e sintomas; terapia medicamentosa e formas de buscar auxílio. Além disso, irão prevenir sobre os riscos de tabagismo.

STAND: COMO IDENTIFICAR UM AVE E COMO DESCONSTRUIR OS MITOS SOBRE A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Ligas participantes: Liga de Transplante e Liga de Neurologia.

Ação: dinâmica sobre o acróstico SAMU (sorria, abrace, cante uma música e urgência) para identificação de um AVE (Acidente Vascular Encefálico) e como acionar a urgência. Aplicação de questionário sobre mitos e verdades da doação de órgãos e transplantes, concomitante ao esclarecimento das questões que as pessoas não souberem ou tiverem dúvidas, a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância de ser um doador, reduzindo a recusa familiar deste procedimento.  Além disso, ofereceremos serviços em saúde, como aferir pressão, temperatura e oximetria.

STAND: CAMPANHA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Ligas participantes: Liga da Mama e Liga de Oncologia.

Ação: durante a ação, serão esclarecidos preconceitos e estigmas que envolvem o câncer de mamaensinar-se-á a realização do autoexame e as formas de prevenir o câncer.

STAND: ORIENTAÇÃO SOBRE AS FORMAS DE PREVENÇÃO DE DIABETES, PROBLEMAS VASCULARES E INFORMAÇÃO SOBRE A CIRURGIA DE DIABETES

Ligas participantes: Liga de Diabetes e Cirurgia Vascular.

Ação: orientação aos pacientes com o intuito de proporcionar promoção, prevenção, recuperação de saúde.

STAND: ATIVIDADES FISIOTERÁPICAS

Ações de fisioterapia

STAND: ALEITAMENTO E PREVENÇÃO PARA CÂNCER DE MAMA E ATIVIDADES RECREATIVAS PARA CRIANÇAS

Ligas participantes: Liga de Pediatria.

Ação: orientações sobre a importância do aleitamento materno para prevenção de CA mama e os benefícios para a criança. Atividades recreativas para as crianças que estiverem no evento.

STAND: PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE E INSTRUÇÃO COMO FAZER RESSUCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Ligas participantes: Liga de Trauma, Liga de Medicina Intensiva.

Ação: orientação sobre a prevenção à osteoporose e diabetes; orientação sobre como realizar a ressuscitação cardiopulmonar.

STAND: PREVENÇÃO GENÉTICA PARA CÂNCER DE MAMA

Ligas participantes: Liga de Genética e de Cirurgia Geral.

Ação: aplicação de questionário para auxiliar no rastreio de casos com potencial risco de câncer de mama; realização de heredograma e aconselhamento.

4 visualizações0 comentário
bottom of page