top of page

Loja da Franccino em Goiânia recebe móveis exclusivos de duas novas linhas

Acabam de chegar na loja da Franccino em Goiânia os móveis exclusivos das linhas Irajá e Juno. Baseada na natureza, a Linha Irajá conta com uma trama que ata narrativas para o design com inspiração na natureza, concebida pelo designer Sérgio J. Mattos. Composta de poltrona e balanço, a Linha faz referência à perfeição e as minúcias das casas de abelhas. O nome de batismo é originário da língua indígena tupi e significa “onde o mel brota ou se produz”.



Na estética que guarda similaridade com a forma circular da colmeia, o design exalta o protagonismo da tessitura de padrão geométrico com corda náutica. O entrelaçamento na técnica macramê expressa habilidade, delicadeza e o luxo do feito à mão, que envolve a base de alumínio. Inovação e frescor para o mobiliário, que é sinônimo de originalidade.

Já as peças da linha Juno, assinadas pelo designer Bruno Rangel, tiveram inspiração no pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios. “Me concentrei nas bandeirinhas, que logo me remeteram as coloridas e festivas bandeiras de São João”, explica o designer.

“As bandeiras foram usadas não de forma literal e sim fragmentadas. Eu poderia até dizer que fiz uso do elemento ausente dentro do desenho das bandeiras, o triângulo que, se inserido dentro do desenho da bandeira, fecha a forma primária, o quadrado”, continua.

O nome Juno, é uma referência ao sexto mês do ano, junho, que tem esse nome em homenagem a rainha dos deuses Juno, na mitologia romana.

“Afinal, em junho todas as cores enfeitam e alegram os céus nas festividades de São João. Viva a cultura popular de nosso país e claro, sempre São João”, conclui.

Sobre a Franccino

A Franccino tem 19 anos de existência, mas sua relação com o trabalho manual, o design e o cuidado em trazer qualidade e personalidade vêm de algumas décadas. Nascida na cidade de Cláudio (MG), a marca Os irmãos Franccino entenderam todo o carinho e dedicação que devem ser depositados em cada peça com seus avôs, que trouxeram essas características para as empresas da família. Do cuidado com a costura ao manuseio do couro e da madeira, esses ensinamentos foram sendo passados, mesmo que inconscientemente, pela observação de seus trabalhos e brincadeiras nas oficinas. Com os avôs, os irmãos entenderam a importância e a qualidade do trabalho artesanal, da afetividade depositada em cada peça produzida e das inúmeras possibilidades de trabalhar com a madeira.

Surgiu, assim, o sonho de ter a própria marca de mobiliário, crescer enquanto empresa, oferecer qualidade de vida aos funcionários e empregabilidade à cidade que é a casa da família. E foi por meio desses desejos que em 2001 abriram a primeira loja de móveis para a área externa, em São Paulo, a Franccino Giardini. Com o tempo, os irmãos perceberam a necessidade de produzir peças especiais para cada cliente, e então fundaram a fábrica da marca em casa, em Cláudio. E foi com esse mesmo sentimento que a marca passou a produzir seus próprios móveis.

A família Franccino cresceu, gerou empregos para a região, se tornou escola e segurança, seguindo com a ideologia coletiva de fazer sempre o melhor produto. A tecnologia anda lado a lado com a produção artesanal dos móveis, valorizando assim a mão de obra no manejo de peças tão especiais e proporcionando a cada produto que sai da fábrica um sentimento único associado.

Passados nove anos com a Franccino Giardini no mercado, em 2010 a marca abraçou mais um desafio: elaborar móveis para o aconchego interno. Após longas pesquisas e especializações, foi dado início à produção de móveis para interiores. Assim, com a Franccino Casa, uma nova linha diversificada de produtos foi lançada ao mercado moveleiro, com o objetivo de apresentar um design contemporâneo, com durabilidade, conforto e requinte, tornando os ambientes ainda mais especiais.

Apesar da distância entre Cláudio e Goiânia, a marca sempre teve relações próximas com a capital goiana, desde quando Álvaro André Franccino, aos 16 anos de idade, ia para a capital goiana entender o mercado e vender móveis de porta em porta. Nessa época já se imaginava construindo seu negócio no local. Hoje, com o sonho realizado, a marca tenta trazer para a região, que hoje se tornou um de seus lares, sua excelência e jeito mineiro por meio da oferta de uma experiência para área externa e interna com um mundo de possibilidades em móveis que podem fazer parte da história de cada um. A franquia de Goiânia foi inaugurada em outubro de 2020 e fica na Rua 135, nº 90, no Setor Marista.

6 visualizações0 comentário
bottom of page