Total Jeans tendência 2022 para reviver os anos 2000

O jeans na moda primavera verão 2022 é o grande protagonista: sobre a passarela a tendência volta aos anos 2000 e propõe o look total denim (no tecido ou na estampa)


Fonte: Vogue Italia

Por: Selene Oliva

Justin Timberlake, em uma recente entrevista - nos referimos ao podcast do seu ex-colega da boyband NSync, Lance Bass - confessou seu arrependimento daquele look coordenado em denim escolhido para o tapete vermelho do American Music Awards. O ano era 2001 e o casal mais falado do momento era Britney Spears e Justin Timberlake, os dois estavam no ápice sucesso: ela com o álbum di I'm a slave, 4 U e Boys, ele estava em sua terceira apresentação com o grupo NSync. Os adolescentes da época sonhavam em ser Britney ou o Justin e, de repente, quando os dois apareceram com o look total denim, a tendência estourou imediatamente.

O denim, como uma tela branca para um pintor, coloca a prova o criativo oferecendo a oportunidade da experimentação. Sabemos bem que o próprio Yves Saint Laurent - um dos estilistas mais geniais do século XX - sempre teve um remorso de não ter inventado o jeans, uma peça que continua a surpreender com sua flexibilidade, versatilidade e resistência. E, hoje, a escolha do styling de Britney e Justin não é considerada ultrapassada, tornou-se uma clara referência para primavera verão 2022, justamente por contar aquele renascimento nostálgico da moda dos anos 2000 (que no Tik Tok é muito popular coma hashtag Y2K) e está impactando profundamente a próxima estação.


Getty Images

O look total denim de Britney e Justin entrou na história da moda moderna: não só porque inauguou o look coordenado de casal (bolsa e cabelo de cowboy, inclusive), mas também revolucionou a escolha do red carpet. É graças aquela escolha de estilo, um pouco arriscada, admitimos, que hoje o jeans azul no tapete vermelho é popular e até mesmo um pouco previsível. Podemos afirmar tranquilamente que aquele look arriscado é uma tendência para seguir e copiar, em 2022.


JEANS MODA PRIMAVERA VERÃO 2022

Denim sobre denim, azul jeans estampado sobre levíssimos voiles de seda, tecido reciclado e cortado para criar alguma coisa nova: o jeans é o verdadeiro protagonista da temporada. A confirmação veio com Donatella Versace: no desfile Versace by Fendi - Fendi by Versace, que mostrou o diálogo criativo entre as duas maisons, e encerram o espetáculo com um abraço entre Kim Jone (diretor criativo da casa de moda romana) e o icone da Versace. Para a ocasião, Donatella vestia por completo - Jaqueta, camisa e calças - com estampa jeans. Com essa aparição é, novamente, demonstrado que se pode ser sexy e imponete e que o uniforme feminino de 2022 será o look jeans total. No desfile, vimos um set que, com certeza, veremos algumas celebridades vestidas, composto por várias calças de cintura baixa, com cinto nos quadris, maxis blazers com gola felpuda (furry) toda estampada em denim (notamos que os acessórios também têm o mesmo padrão allover).

Getty Images

Blumarine abriu o seu desfile com um slip dress caracterizado pela fantasia "blue jeans" que também encontramos na bandana que segurava os cabelos longos e volumosos da modelo, enquanto o ícone coordenado é composto por um jeans largo de cintura baixa e um micro top com a modelagem de uma borboleta.

Blumarine-Spring-22-RTW-MIlan-credit-gorunway

Loewe mostra a arte de reinventar-se: tecidos de jeans cortados e recosturados juntos para criar uma roupa assimétrica e com uma capa completa mais a saia midi.

Loewe-Spring-22-RTW-Paris-credit-Gorunway

Diesel, depois da homenagem ao passado com a coleção Diesel x Diesel, com algumas roupas icônicas atualizadas, continua a mostrar o as numerosas possibilidades criativas do jeans tradicional: mais uma vez, o destaque para as leggings, collants e blusas com textura oleosa.

Diesel-SS22-credit-brand

Marques' Almeida para os 10 anos de aniversário da casa de moda realizou uma coleção com o denim sustentável REFIBRA™: o tecido ícone é reciclado e feito com algodão orgânico. A criatividade baseia-se no trabalho de patchwork e na ênfase do babados que adornam os vestidos e saias.

Marques-Almeida-Porto-Portugal-SS22-RTW-Credit-Ugo-Camera

As referências da MSGM se encaixam perfeitamente na passarela primavera verão 2022: roupas projetadas para um piquenique casual chique na grama a ser organizado à medida que a nova estação floresce.

MSGM-Spring-22-RTW-Milan-credit-Daniele-Oberrauch-Gorunway

Por fim, a declinação chique: Saint Laurent escolhe denim muito leve para o vestido blazer e o agasalho com calça (novo vestido poderoso).

Saint-Laurent-Spring-22-RTW-Paris-credit-gorunway

2 visualizações0 comentário