SUBTOM DE PELE: COMO IDENTIFICAR E ACERTAR NA ESCOLHA DA BASE

TODA PELE TEM UMA COR DE FUNDO QUE PODE VARIAR ENTRE TONS FRIOS, QUENTES E NEUTROS. DESCUBRA JÁ QUAL É A SUA!

Fonte: SIte Natura



O subtom da pele não é o mesmo que a cor da sua pele. Trata-se da tonalidade de fundo, que fica sob a pele", explica Vane Chaves, maquiadora regional da Natura. Descobri-lo é importante para identificar o tom de base ideal e não correr o risco de o rosto contrastar com o colo.

Quente, frio e neutro são os três subtons existentes. “No geral, vermelho, laranja e amarelo são consideradas cores quentes; verde, azul e violeta são frias", explica Vane. A mistura dos dois é considerada neutra. Agora, é hora de testar na pele. Veja as dicas:


Observe a cor das suas veias

"O teste das veias é uma das técnicas mais utilizadas para descobrirmos o subtom da pele", conta a maquiadora. Então, estique o braço e observe o tom das suas. O subtom quente está relacionado a pessoas que tenham veias verdes ou marrons à luz natural. As veias azuis ou violetas indicam o subtom frio. Agora, quando as veias ganham tons misturados de azul e verde, significa que o subtom da pele é neutro.

O teste da moeda

A maquiadora recomenda o uso de outra dica, propagada pelo visagista brasileiro Philip Hallawell. "Coloque uma moeda dourada e uma prateada sobre a mão para analisar com qual cor a pele combina mais. Se for com a dourada, a pele é quente. Se for com a prateada, é fria." Caso ela combine bem com as duas moedas, significa que o tom é neutro. 

Como combinar

A base deve sempre seguir o mesmo subtom da pele para um aspecto mais natural. "Pessoas com um subtom frio devem optar por bases com fundo rosado ou oliva. Já quem identificou um subtom quente deve optar por bases com fundo amarelado."

As neutras, por outro lado, não precisam se preocupar, já que tanto os tons quentes quanto os frios harmonizam perfeitamente.

0 visualização