Receitas fáceis e nutritivas para comemorar o Dia do Sorvete

Ninguém precisa de desculpas para apreciar um delicioso sorvete. Mas, com as temperaturas subindo e o Dia do Sorvete comemora-se hoje, argumentos não faltam para se refrescar com a sobremesa gelada. Para quem não dispensa os cuidados com a saúde, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, sugere as opções caseiras e naturais – que são alternativas saudáveis para afastar o calor e, de quebra, beneficiar o organismo. De acordo com a profissional, as versões naturais possuem maior teor de nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, quando comparados com os sorvetes industrializados, os preparos feitos em casa apresentam gordura e carboidratos diferentes e menos gordura trans e sacarose.

“As receitas com frutas são práticas, saborosas e sempre a melhor escolha quando pensamos em saúde. O picolé de coco, por exemplo, é feito com apenas quatro ingredientes e contribui para a saúde intestinal, muscular, cardiovascular e ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol e da glicemia, uma vez que o coco é fonte de potássio, gorduras boas e fibras”, explica a especialista.

Quer outro bom motivo para apostar no preparo caseiro da sobremesa? Existe uma infinidade de sabores que podem ser criados. Ingredientes como polpa de frutas, iogurtes, creme de leite, leite e leite vegetais são muito bem-vindos para as receitas.

“Outros alimentos, como cacau em pó, castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, pasta de amendoim e água de coco também ajudam a variar as opções”, sugere a nutricionista. Na hora de adoçar, vale usar frutas secas ou bem maduras ou então recorrer ao adoçante, açúcar mascavo, de coco ou demerara.

E, para quem quiser explorar ainda mais a criatividade na cozinha e surpreender o paladar, Renata também ressalta que é possível utilizar chás de ervas e ingredientes como hortelã, canela, manjericão, gengibre e baunilha para dar um toque especial. Se você gostou da ideia de comemorar o Dia do Sorvete com a mão na massa, confira as receitas separadas por Renata: picolé de coco, sorvete de coco, de especiarias e de manga com abacaxi.


PICOLÉ DE COCO

½ xícara de coco seco ralado

200 ml de leite de coco

200 ml de água de coco

4 colheres de sopa de açúcar mascavo

Preparo: 1) Bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé.

2) Leve ao freezer por pelo menos duas horas e sirva em seguida.

SORVETE COM ESPECIARIAS

1 xícara de chá de creme de leite fresco

3 colheres de sopa de leite em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de cravo em pó

1 xícara de chá de açúcar mascavo

1 xícara de chá de água

1 colher de café de essência de baunilha

Preparo: 1) Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por três horas.

2) Retire e bata o conteúdo na batedeira.

3) Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.

SORBET DE ABACAXI COM MANGA

2 xícaras de chá de abacaxi maduro picado

½ xícara de chá de coco ralado

1 xícara de chá de manga picada

O mínimo possível de água (só o suficiente para bater)

Preparo: 1) Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por três horas.

2) Retire e bata o conteúdo na batedeira.

3) Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.

Sobre o Oba Hotifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S.Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras. Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.