top of page

Prato colorido, refeição saudável!

Certamente você já ouviu que quanto mais colorido for o prato, mais saudável é a refeição. Mas por quê? A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica a importância da variedade de cores para uma dieta nutritiva e balanceada. “Os pigmentos dos vegetais contêm compostos bioativos que ajudam a nossa saúde. As substâncias que dão cor principalmente às frutas, legumes e verduras têm propriedades funcionais, atuando inclusive na prevenção de doenças crônicas”.


Renata lembra que uma alimentação colorida significa uma dieta variada. “Isso é muito importante porque nós não encontramos todos os nutrientes em um único alimento e, portanto, precisamos consumir produtos diversos para nos ajudar no aporte adequado, principalmente, de todas as vitaminas e minerais”.


Segundo a nutricionista, o prato ideal deve ser montado com no mínimo quatro cores, com pelo menos um alimento de cada cor. “Essa regrinha já ajuda a manter um bom padrão de alimentação, de um modo geral”, garante, e cita como exemplo a combinação arroz, feijão, carne e cenoura. “Mas a gente pode acrescentar brócolis no arroz e repolho roxo como salada, aumentando as cores para seis sem muito trabalho extra”, completa.


Para ajudar no preparo de pratos mais nutritivos, a especialista elenca as principais cores e alimentos, além de suas propriedades e benefícios:


Alimentos amarelo-alaranjados: São geralmente fontes de betacaroteno, um antioxidante que tem ação direta na proteção da pele e saúde da visão. Os alimentos dessas cores costumam ser ricos em vitamina C, um outro antioxidante que atua na imunidade e no estímulo para a produção natural de colágeno. Exemplos: cenoura, laranja, manga, mamão, abóbora, melão.


Alimentos avermelhados: São muito ricos em antioxidantes em geral e alguns possuem licopeno, que atua diretamente na proteção contra doenças crônicas cardiovasculares. Exemplos: melancia, morango, framboesa, pimentas, tomates.


Alimentos roxos: Podem fornecer resveratrol e antocianinas. Ajudam no sistema digestivo, na prevenção de doenças cardiovasculares e no potencial antioxidante da dieta. Exemplos: repolho roxo, uva, cebola roxa, alface roxa, berinjela, mirtilo, batata-doce roxa, beterraba, amora.


Alimentos brancos ou amarelados: Podem ser fontes de energia na forma de carboidrato, como no caso do arroz, macarrão e tubérculos (mandioca, batata, batata-doce). Ou também ricos em antioxidantes, como os bulbos (cebola, alho, alho-poró, salsão).


Alimentos verdes: São fonte de clorofila, outro importante antioxidante. Exemplo: brócolis, couve, espinafre, alface, rúcula, quiabo, jiló, ervas frescas.


Alimentos de coloração mais próxima ao marrom: Geralmente, fornecem mais proteínas, como as carnes e os feijões. Esse grupo também é rico em vitaminas e minerais.


O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda incluir grupos de alimentos variados, com cores diversas. “Para colocar essa recomendação em prática, nós podemos e devemos respeitar as preferências alimentares de cada pessoa e ousar nas variações de alimentos de acordo com a cultura alimentar individual ou de cada família. Em todas as idades, é fundamental que a alimentação seja colorida e baseada em alimentos frescos e naturais. Os benefícios são maior oferta de vitaminas, minerais e fitoquímicos na rotina alimentar”, finaliza Renata.


A nutricionista ensina quatro receitas para deixar seu prato mais colorido.


Salada 3 cores

½ maço de rúcula

1 carambola fatiada

1 rabanete fatiado


Modo de preparo:

Acomode as folhas de rúcula em um prato. Tempere com azeite, sal e limão. Em seguida, adicione as fatias de rabanete. Finalize com as carambolas fatiadas em formato de estrela.


Macarrão colorido

2 xícaras de chá de macarrão integral cozido

½ xícara de chá de tomates-cereja cortados ao meio

½ xícara de chá de buquês de brócolis cozidos

½ xícara de chá de folhas de manjericão

½ xícara de chá de cenoura em rodelas finas já cozida

1 xícara de chá de tiras de frango grelhado

½ xícara de chá de molho pesto


Modo de preparo:

Em uma panela no fogo baixo, misture delicadamente o macarrão com o molho pesto. Acrescente os demais ingredientes, incorporando delicadamente e consuma em seguida.


Bolo de beterraba

1 beterraba média ralada

2 ovos

2 colheres de sopa de manteiga derretida

Suco de 1 limão

½ xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento por último. Acomode a massa em uma forma de bolo inglês. Aqueça o forno a 180º por pelo menos 10 minutos e, em seguida, coloque a forma para assar por cerca de 20 minutos.


Panqueca de espinafre

½ xícara de chá de farinha de trigo

½ xícara de chá de farinha de aveia

1 xícara de chá de leite desnatado

2 ovos

2 xícaras de chá de folhas de espinafre

1 pacotinho de queijo parmesão ralado

1 colher de chá de fermento em pó

Sal a gosto


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Cozinhe uma concha de massa de cada vez, na frigideira, de modo a deixar os dois lados da panqueca bem cozidos. Recheie com frango desfiado, carne moída, ricota temperada ou outro recheio de sua preferência.


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.


Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

2 visualizações0 comentário
bottom of page