top of page

Permita-se dizer NÃO quando você quiser dizer NÃO.

Texto: Kah Marques


Foto: Google. Se você é o autor dessa foto, envie-nos um email para mesclee@gmail.com e colocaremos os créditos devidos.
Foto: Google. Se você é o autor dessa foto, envie-nos um email para mesclee@gmail.com e colocaremos os créditos devidos.

Se você é dessas pessoas que tem a resposta “Sim” gravada na ponta da língua para qualquer pedido de socorro, independente do horário, das circunstâncias e de quem está te intimando...


Se você diz sim, seja para qualquer convite, desde os que te chamam para fazer algo legal, mas sobretudo os que você não está tão a fim de ir, esse texto é para você.

Já parou para pensar que dizer sim quando se quer dizer não, significa dizer que você diz Sim para o outro e Não para você? Pois bem, um “não” não significa dizer que você é uma pessoa negativa, ou indisponível, mas sim que você tem um poder de escolha e que nem tudo te convém a realizar. Dizer não é respeito consigo, com suas vontades, com seus valores, com seus pensamentos, com suas prioridades e sobretudo fortalece o poder de decisão, algo que é necessário se ter sobre a sua vida e não se deve terceirizar esse poder de escolha.

Acredite, as pessoas que se importam com você e que realmente te querem bem vão entender sua recusa a ir naquele barzinho, ou a negação para uma conversa a qual você não esteja a vontade naquele momento e está tudo bem, afinal um pouco de autenticidade para se fazer o que se quer não faz mal a ninguém, correto? Costumo dizer que o não é a palavra mais libertadora que existe. E não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você não está acostumada com o termo, pode ser que no início as pessoas estranhem, mas todo relacionamento independente de que área seja, é construído a base de respeito e acredite, esse respeito começa por você fazendo o que tem vontade e sobretudo, recusando-se a não fazer o que não tem vontade.


Por fim, o mais importante do que aprender a dizer um não é ouvi-lo também.

É entender o momento do outro sem criar histórias mirabolantes, achando que sua companhia está sendo recusada, que o problema é você, entre outras mentiras que a mente cria.

Resumo da ópera:

Todas as pessoas têm o direito de dizer não, de ter o seu tempo. O Não é o equilíbrio do Sim.

Quando você começar a utilizar esse termo com consciência, você estará cem por cento presente nos lugares, dando o melhor de você para todos a sua volta e consequentemente sua presença será perceptível. Experimente usar o não, quando você quiser de fato dizê-lo.

59 visualizações1 comentário
bottom of page