Nozes são as escolhidas para tornar a ceia de Natal mais nutritiva e saborosa

Já é tradição entre as famílias uma ceia de Natal recheada de alimentos típicos da época. E, um dos ingredientes mais apreciado durante as comemorações de final de ano é a noz – que, na superstição, representa riqueza e prosperidade. Mas, o fruto também é uma escolha saborosa para deixar a receita mais nutritiva, como explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“As nozes são excelentes fontes de diversos nutrientes, como o magnésio e o fósforo, que estão relacionados à saúde óssea, muscular e melhora da qualidade do sono. Além disso, possuem gorduras polinsaturadas – as chamadas gorduras boas – que têm ação antioxidante”, ressalta a profissional.

“Não só isso, as nozes também contribuem para deixar a tireoide e a imunidade mais fortes e a diminuir a ação dos radicais livres, já que são ricas em selênio”, complementa. Apesar de auxiliarem na saciedade e na melhora dos níveis de colesterol, é recomendado consumir em pequenas porções. “As nozes são bastante calóricas, possuindo um alto teor de gordura. Por isso, algumas pessoas podem sentir mudanças no funcionamento do intestino, se consumirem uma grande quantidade em uma mesma refeição”, orienta a nutricionista do Oba Hortifruti. Então, a dica é usar com moderação! O alimento pode ser incluído nos lanches entre as refeições intermediárias, puro ou acompanhado de frutas e iogurtes. Na ceia de Natal, que tal investir em saladas verdes e sobremesas? Renata Guirau selecionou 3 receitas incríveis para esta época do ano. Confira!


SALADA DE RÚCULA COM FIGO E NOZES · ½ maço de rúcula baby lavada · 4 figos · ½ xícara de nozes picadas · ½ xícara de blueberry · 2 col de sopa de mel · 2 col de sopa de mostarda dijon · 4 col de sopa de água · Sal e pimenta a gosto Monte a salada acomodando primeiro a rúcula, em seguida os figos e as blueberries. Finalize com as nozes e sirva com o molho de acompanhamento. Para o molho, misture o mel, a mostarda, a água, o sal e a pimenta.


DOCINHO COM NOZES · 1 banana nanica bem madura · 3 col de sopa de coco seco ralado · 1 pitada de canela em pó · 1 col de sopa de pasta de castanha de caju · 3 col de sopa de nozes trituradas Em uma panela em fogo baixo, misture a banana amassada, a pasta de castanha e o coco seco. Cozinhe até que forme uma massa que se solta da panela. Faça bolinhas e enrole nas nozes trituradas. Finalize polvilhando com canela em pó.


QUADRADINHO DE NOZES · 200g de chocolate ao leite derretido · 200g de chocolate amargo derretido · 1 lata de leite condensado · 1 xícara de chocolate em pó 50% cacau · 1 xícara de nozes picadas · Nozes e chocolate em pó para decorar Misture o leite condensado com o chocolate em pó, o ao leite e o amargo derretidos. Em seguida, misture as nozes e acomode a massa em forminhas de silicone. Se desejar, polvilhe mais nozes picadas para decorar. Leve à geladeira por 2 horas e sirva em seguida. SOBRE O OBA HORTIFRUTI A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro. Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

2 visualizações0 comentário