Menu completo para comemorar o Dia dos Namorados em casa

Com ingredientes frescos e, claro, muito amor, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau sugere opções de um menu digno de restaurante para a comemoração a dois


A data mais romântica do ano está chegando e se antes os casais precisavam decidir entre comemorar o Dia dos Namorados em restaurante ou fazer um programa mais intimista no lar, para este ano não há dúvidas: com o isolamento social, não resta outra opção senão preparar um jantar em casa. Mas, com a ajuda de ingredientes frescos e diferenciados, e um pouco de amor, receitas simples ganham toques refinados e podem surpreender o paladar! A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, selecionou sugestões de entradas, prato principal e sobremesas para um menu especial digno de chef e que com certeza vai tornar a ocasião inesquecível.

“As receitas são fáceis de fazer mesmo por quem tem uma rotina mais agitada e não exigem muita habilidade na cozinha. As entradas de damasco, figo e as batatas com queijo Maasdam garantem o requinte que a ocasião merece. Para o prato principal, proteínas de digestão mais fácil, como peixes e massas. Todas essas opções combinam muito bem com vinhos, que também agrega no clima romântico”, comenta Renata.

A especialista ressalta que o ideal é que o jantar seja preparado com ingredientes frescos e sempre bem temperado, usando os condimentos preferidos do casal para não ter erro! “Para a sobremesa, quem não dispensa o chocolate – o sabor clássico da data, pode preparar o brownie, que é um tradicional que sempre agrada. Já quem preferir uma sugestão mais leve, a panna cotta é uma ótima pedida e doce na medida certa”, finaliza a nutricionista. Anote as receitas indicadas pela profissional do Oba Hortifruti, com os ingredientes fresquinhos que você encontra em todas as lojas da rede.

OPÇÕES DE ENTRADAS

1) Batata bolinha assada com alecrim: asse as batatas bolinha com casca, temperadas com azeite e alecrim até que fiquem douradas. Sirva junto com o queijo Maasdam para completar o sabor.

2) Damasco com gorgonzola: faça uma pasta com 2 partes de cream cheese para 1 parte de queijo gorgonzola e coloque em cima dos damascos secos. Vale decorar com amêndoas para um toque crocante.

3) Figo recheado: corte os figos em 4 partes; para cada parte, acrescente uma pequena quantidade de cream cheese e enrole com presunto parma. Prenda com palitos de dentes caso necessário.

PRATOS PRINCIPAIS

Salmão com crosta de castanhas 1 posta de salmão 1 limão Azeite e sal a gosto 2 col de sopa de castanha de caju trituradas 1 col de sopa de alcaparras picadas 1 pitada de pimenta do reino moída na hora


Pesto de rúcula para massas 2 xícaras de folhas de manjericão ½ xícara de folhas de rúcula 2 dentes de alho picados ½ xícara de nozes picadas ½ xícara de parmesão ralado 1 xícara azeite

Preparo: Bata tudo no mixer e use como molho para massas frescas.

Nhoque de abóbora para acompanhar pesto de rúcula 500g de abóbora cabotiá picada 2 batatas picadas 1 xícara de farinha de trigo 1 col de azeite

½ col de sal Noz moscada a gosto

Preparo: 1) Asse a abóbora e a batata. 2) Amasse e misture os demais ingredientes, colocando a farinha aos poucos, até formar uma massa que possibilite enrolar e cortar no formato de nhoque. 3) Cozinhe em água fervente até que os nhoques subam à superfície. 4) Acrescente o molho pesto ou a opção que preferir.

SOBREMESAS

Panna cotta de papaia 250 mL de creme de leite 50 mL de leite integral 2 folhas de gelatina incolor 1 col de café de extrato de baunilha 4 col de sopa de açúcar

Preparo: 1) Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem e reserve. 2) Em uma panela, acrescente os demais ingredientes e cozinhe até que fique um creme homogêneo. 3) Desligue o fogo e acrescente a gelatina incolor misturando delicadamente.

Calda de mamão: 1 mamão papaia picado 2 col de sopa de mel ½ xícara de chá de suco de laranja

1) Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque sobre o creme da panna cotta, deixando na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.


Brownie de chocolate 6 colheres de sopa de chocolate em pó 1 xícara de açúcar 1 xícara de farinha de trigo 1/2 tablete de manteiga derretida 2 ovos ½ xícara de amêndoas em lascas para decorar

Preparo:

1) Derreta a manteiga e misture com ovos.

2) Em outro recipiente, acrescente os ingredientes secos, misturando bem.

3) Acrescente à mistura de manteiga com ovo, misturando delicadamente até que forme uma massa homogênea.

4) Leve para assar em forma untada com manteiga por cerca de 30 minutos, no forno a 180 graus.

4 visualizações