Exagerou nas comemorações? Saiba o que comer após a temporada de festas

Para começar 2021 de forma leve, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica quais são os alimentos essenciais para repor a hidratação e reequilibrar o organismo, após as festas de fim de ano

Final de ano é sinônimo de mesa farta, pratos típicos da época e muitos brindes com a família! Para quem exagerou nas celebrações de Natal e ano novo, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, orienta sobre como iniciar 2021 fazendo um detox no organismo. Segundo a especialista, a principal recomendação é voltar à rotina o quanto antes e consumir alimentos ricos em fibras e antioxidantes, que são fundamentais para reequilibrar o corpo, como frutas, verduras e legumes. De acordo com Renata, esses alimentos podem ser saboreados de forma variada: em saladas, refogados, assados, salada de frutas e, inclusive, in natura.

“O foco deve ser em manter uma boa hidratação, comer alimentos frescos, regular o sono e retomar a prática de atividades físicas”, explica a nutricionista.

Renata ressalta também a importância de incluir na dieta as frutas da estação, como a Pera Williams, que é rica em fibras, potássio, vitaminas A, C, E e do complexo B, e antioxidantes que ajudam na saciedade e no bom funcionamento do organismo. “Para quem retém muito líquido quando sai da rotina, alguns chás podem ajudar, como chá verde, hibiscus e alecrim”, completa.

Durante esse processo de readaptação do corpo, é imprescindível ficar longe do álcool e beber água várias vezes ao dia, de forma fracionada – uma vez que ela elimina as toxinas do organismo e repõe a hidratação, que é tão necessária agora no verão. A nutricionista ainda fala que os chás diuréticos podem ajudar no reequilíbrio do corpo, mas desde que não substituam a água. Sendo assim, pensando em uma dieta saudável, a Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, selecionou algumas receitas que ajudam a desintoxicar e desinchar o corpo nessa época!


SALADA DE FOLHAS COM PERA

Ingredientes:

½ maço de rúcula baby

½ maço de alface crespa roxa

1 pera fatiada

1 xícara de muçarela de búfala em bolinhas

½ xícara de nozes picadas

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

1 col de sopa de azeite

1 pitada de sal

Preparo: Em uma saladeira, acomode as folhas de rúcula e de alface e tempere com o azeite, o vinagre e a pimenta. Em seguida, acomode as fatias de pera, as bolinhas de muçarela cortadas ao meio e finalize com as nozes.

SUCO ANTIOXIDANTE VERMELHO

Ingredientes:

2 laranjas-pera

Suco de 1 limão

1 col de chá de gengibre picado

½ xícara de chá de beterraba ralada

1 col de sobremesa de linhaça

Gelo à vontade

300 mL de água

Preparo: Bata tudo no liquidificador e beba, preferencialmente, sem coar.


SORBET DE MANGA

Ingredientes:

2 xícaras de manga picada (quanto mais madura, melhor)

Suco de 1 limão

2 col de sopa de mel

1 col de sopa de gengibre ralado

Preparo: Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 2 horas. Retire do freezer e bata a massa levemente com a ajuda de um mixer ou batedeira, para deixar a consistência mais cremosa (se bater demais, ficará líquido!). Sirva em seguida. SOBRE O OBA HORTIFRUTI A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro. Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

1 visualização0 comentário