top of page

Energia e saúde no verão - propriedades e receitas para você nunca mais deixar de comer banana.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, lista ótimos motivos para incluir o alimento na rotina e dá dicas saborosas de preparo



Versátil, doce e muito prática para ter sempre à mão! A banana é um dos alimentos mais apreciados no mundo todo, e já foi considerada a fruta mais consumida pelos brasileiros, não à toa. E, entre todos os tipos, o destaque é a Banana Nanica, uma opção nutritiva e saudável, principalmente para o verão.

Também conhecida como banana d’água e banana-anã, esse tipo da fruta tem polpa doce e bem macia, por isso mesmo, é tão utilizada nas sobremesas, como base de tortas e até em vitaminas.


Quer bons motivos para não deixar esse incrível alimento faltar em casa? Anote aí!

• Rica em potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e é fundamental para a contração muscular. A fruta também contribui na hora de repor as quantidades desse mineral no organismo, que é perdido no suor, sobretudo durante a estação mais quente do ano.

• Fonte de magnésio, importante para a regulação do sono, controla os eletrólitos no sangue e ajuda na saúde óssea e dentária.

• Contém carboidratos que ajudam a fornecer energia e fibras que ajudam na digestão e na saciedade.

• Por sua praticidade, é um ótimo lanche intermediário. Por seu teor de carboidratos, pode ser utilizada também como pré-treino, antes da prática de atividades físicas.

• Para algumas pessoas, a banana nanica pode ser indigesta. Se esse é o seu caso, basta aquecer a banana (até mesmo no microondas) e consumir em seguida. Fica uma delícia.

Confira as dicas e receitas que a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, separou!

Sorbet de banana 1 banana madura congelada 1 xícara de morangos congelados 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Se precisar, acrescente o mínimo de água ou leite integral. Divida em duas taças e sirva imediatamente.

Bolinho de caneca 1 banana nanica 1 ovo 1 col de chá de cacau em pó 1 colher de sopa de farinha de aveia 1 colher de sopa de amêndoas laminadas 1 col de café de fermento em pó

Modo de preparo: Amasse a banana e misture os demais ingredientes. Coloque em uma caneca e leve ao microondas por cerca de 3 minutos.

Docinho de amendoim 2 bananas maduras 4 col de sopa de coco ralado sem açúcar 2 colheres de sopa de pasta de amendoim

Modo de preparo: Em uma panela, derreta a pasta de amendoim. Acrescente a banana amassada e o coco ralado. Cozinhe até formar uma massa que se solta do fundo da panela. Faça bolinhas e leve para gelar.

E, para quem quiser incluir a banana em receitas salgadas, a sugestão da nutricionista é servi-la assada com carnes. Fica uma delícia!

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui quase 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goias e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

1 visualização0 comentário
bottom of page