Colégio ALFA promove aulas de educação financeira para alunos do Ensino Médio


Segundo os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) cerca de 66,3% dos consumidores terminaram o ano de 2020 com dívidas. Nesse contexto, o Colégio ALFA integrou em suas atividades conteúdos voltados à educação financeira para alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio.

“Neste momento de recessão financeira mais do que nunca é melhor estar atento. O jovem é muito imediatista com desejos que podem prejudicá-los no futuro. Por isso, através da educação financeira, os adolescentes são motivados a sonhar e aprender táticas para um futuro financeiro estável”, explica Higor Albuquerque, professor de Educação Financeira do Colégio ALFA.

A partir de uma metodologia denominada DSOP que significa D (Diagnosticar) S (Sonhar) O (Orçar) P (Poupar), o Colégio trata o estudo de finanças como uma ciência exata e comportamental. Durante as aulas, os estudantes realizam atividades práticas como: Quadro de Sonhos, modelagem de um orçamento familiar e simulações de investimento.

Sobre o Colégio ALFA

Com atividades iniciadas em 2020 e pertencente ao mesmo grupo da UNIALFA e FADISP, o Colégio Alves Faria – ALFA é um espaço para sonhos, oportunidades e desenvolvimento destinado ao aluno do Ensino Médio. Um lugar onde a curiosidade é despertada e transformada em exploração e construção. Seu Projeto Político Pedagógico está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os projetos educacionais que serão realizados durante cada ano letivo visam desenvolver as 10 competências da BNCC: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; responsabilidade e cidadania; empatia e cooperação; autoconhecimento e autocuidado; argumentação; trabalho e projeto de vida. Por meio de metodologias ativas, disciplinas integradas, alunos trabalhando em equipe e professor facilitador da aprendizagem, os alunos são provocados a pensarem criticamente, a adquirirem o hábito da leitura e a mergulharem na pesquisa por meio da Iniciação Científica.

0 visualização0 comentário