Cinco receitas de sopas saudáveis e saborosas para se aquecer no frio

A nutróloga Patrícia Cavalcante e a nutricionista Juliana Barros criaram opções que vão espantar as temperaturas mais baixas de maneira saudável


Foto: Google. Se você é o autor dessa foto, envie-nos um email para mesclee@gmail.com e colocaremos os créditos devidos.

O friozinho chegou e é nessa época que a vontade de nos aquecermos com uma comida gostosa cresce. Para te ajudar a não sair por aí comendo o que der vontade sem pensar no amanhã, convidamos a nutróloga Patrícia Cavalcante e a nutricionista Juliana Barros para darem dicas nutritivas e criarem cinco receitas de sopas saudáveis e, o melhor, saborosas e quentinhas. Antes de mais nada: “escolha sempre uma proteína de boa qualidade, como as carnes, as leguminosas (lentilha, feijões, ervilha e o grão de bico), os cogumelos e as oleaginosas (castanhas)”, diz Patrícia. “Elas irão te nutrir, aumentar o efeito término e também a saciedade”. “Os carboidratos merecem atenção”, lembra Juliana. “Como oxidam menos no período noturno, eles serão armazenado na forma de gordura. Se quer uma opção mais leve, use apenas os vegetais e a proteína. Mas, se faz questão do carboidrato, opte por algum de melhor qualidade, como os tubérculos (batatas, mandioquinha, inhame)”. Aqui a prova de que comida gostosa pode ser, sim, nutritiva.

Caldo dourado 1 cebola picada 1 talo de aipo picado (cerca de ¾ xícara) 1 cenoura picada (cerca de 3/4 xícara) 2 colheres de sopa de manteiga 1 polpa de abóbora, descascada e picada (6 a 8 xícaras) 3 xícaras de caldo de galinha 1 xícara de água Noz-moscada, canela, pimenta Caiena, sal e pimenta à gosto Modo de preparo Refogue cebola, cenoura e aipo na manteiga. Abaixe o fogo quando os vegetais começarem a dourar. Adicione a abóbora, o caldo, a água e, em seguida, deixe ferver e cozinhe por 30 minutos ou mais – até que a abóbora e as cenouras estejam amolecidas. Bata no liquidificador. Tempere com noz-moscada, canela, pimenta Caiena e sal a gosto. Se quiser, acrescente frango desfiado para aumentar o valor proteico da refeição.

Canja fit 1 colher (sopa) de azeite de oliva 2 dentes de alho amassados 2 colheres (sopa) de cebola picada 300 gramas de peito de frango sem osso e sem pele em cubos 1 tomate maduro sem sementes picado 1,5 litro de água 1/2 colher (sobremesa) de sal marinho 1 cenoura média cortada em cubinhos 1 xícara (chá) de quinoa 1 colher (sopa) de salsa (ou salsinha) picada Modo de preparo Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Coloque o frango desfiado, o tomate e deixe dourar. Acrescente água, sal, cenoura e quinoa lavada. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Desligue o fogo e junte a salsa.

Caldo Verde Fit 100 gramas de músculo bovino em pedaços 1 cebola picada 4 mandioquinhas 1 maço de cheiro-verde 4 xícaras (chá) de água 2 dentes de alho 1 colher (chá) de azeite de oliva 2 xícaras (chá) de couve Modo de preparo Refogue o músculo com a cebola, a água, a mandioquinha e o cheiro-verde. Cozinhe 30 minutos em fogo baixo. Tire o cheiro-verde e o músculo e bata o resto no liquidificador. Refogue o alho no azeite e junte a couve. Despeje o caldo na panela e deixe ferver.

Creme de feijão com couve e alho poró 4 conchas de feijão carioca cozido 2 pratos de sobremesa de couve-manteiga 1 cebola pequena 1 dente de alho pequeno 4 colheres (sobremesa) de alho-poró 2 folhas de louro 1/2 colher (sobremesa) de azeite de oliva ou óleo de coco 1 colher (chá) de sal marinho Modo de preparo Numa panela antiaderente, aqueça o azeite ou óleo de coco e refogue a cebola picada, o alho amassado, o louro e o sal. Junte o feijão cozido com o caldo. Mantenha em fogo baixo por 5 minutos. Agora, retire as folhas de louro e pegue a mistura do feijão com os outros ingredientes e bata no liquidificador. Volte o creme à panela para apurar. Acerte o sal, corte a couve e o alho-poró em tiras finas e coloque-os no creme. Deixe por 2 minutos no fogo e sirva.

Sopa de inhame, cenoura e feijão-azuki 1 colher de sopa de azeite 1 ½ dente de alho amassado 1 cebola roxa pequena ralada 2 xícaras de chá de inhame em cubos 2 xícaras de chá de cenoura em cubos 2 colheres de sopa de salsa picada Água quente o suficiente para cobrir os legumes Sal marinho a gosto 1 colher de sopa de nozes trituradas 3 xícaras de chá de feijão-azuki cozido Modo de preparo Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho, cebola, inhame, cenoura e a salsa por 5 minutos. Cubra os legumes com a água quente e cozinhe-os até amaciarem. Deixe esfriar e bata no liquidificador. Tempere com o sal e volte a aquecer. Misture o feijão-azuki ao creme batido e polvilhe com nozes.

0 visualização