top of page

É preciso comer mais em dias frios?

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica quais alimentos são ideais para aquecer o organismo com a chegada do inverno


Com a queda das temperaturas, as preferências alimentares mudam, a busca por alimentos que ajudem a aquecer o corpo fica mais frequente e a sensação de fome aumenta. Mas, será que o gasto calórico para equilibrar a temperatura do organismo também sobe? A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que essa mudança é muito pequena e não justifica o aumento na ingestão de calorias só porque o clima está mais fresco. Pelo menos não com a variação que tem no Brasil.

 

“A procura por alimentos mais calóricos, como as massas e feijoada, ocorre com maior frequência e, embora possam perfeitamente fazer parte do cardápio, precisam ser consumidos com moderação. Isso porque também nos dias mais frios, os cuidados devem permanecer os mesmos, mantendo como base da dieta alimentos frescos e sem excesso de ultraprocessados”, afirma a nutricionista.

 

Renata alerta que um grande desafio é manter a ingestão de vegetais, já que, muitas vezes, esse grupo é consumido na forma de salada fria. Vale lembrar que o ideal é que sejam consumidas pelo menos 2 porções ao dia de verduras e legumes variados. A sugestão da especialista é apostar nos itens cozidos, assados e refogados que combinam melhor com a temperatura. “As sopas, caldos e cremes também são uma boa forma de incluir os vegetais na rotina alimentar de forma quente”.

A nutricionista lembra que as frutas, geralmente, são deixadas de lado no inverno, porém, elas continuam sendo fundamentais para a saúde. Consumir de 2 a 3 porções por dia é o recomendado para todas as idades. “Evitar guardar na geladeira pode ser uma boa estratégia para consumi-las nos dias frios. O clima mais fresco permite que muitas delas fiquem armazenadas fora de refrigeração sem que estraguem rapidamente. Outra sugestão é consumir frutas quentes, como maçã, pera, banana e abacaxi, que podem ser cozidas com canela ou aquecidas em micro-ondas. Elas ficam bem saborosas”, ensina.

 

Aliadas às baixas temperaturas, as bebidas quentes, chás, leite, capuccinos e café, além de ajudarem a aquecer o corpo de dentro para fora, são bastante nutritivas. Os chás de ervas, preparados com ingredientes de qualidade, além de aquecer, vão fornecer propriedades benéficas à saúde, como ação antioxidante, auxílio na melhora do sono, do relaxamento e da digestão.

O café, além de saboroso, ajuda a melhorar a disposição e possui excelentes antioxidantes. O leite fornece cálcio e proteínas, e deve ser consumido principalmente por crianças e idosos.

Para quem tem dificuldade de tomar água no frio, a sugestão é priorizar o consumo do líquido em temperatura ambiente ao longo do dia e diversificar com água aromatizada. “Cabe lembrar que as outras bebidas não substituem a necessidade de ingestão de água todos os dias”, frisa a especialista.

 

A nutricionista ensina 4 receitas fáceis de fazer para aquecer os dias frios.

 

Pera cozida com canela

1 pera média

1 pitada de canela em pó

2 cravos-da-Índia

1 colher de café de açúcar mascavo (opcional)

 

Modo de preparo:

Corte a pera em 4 partes, retirando as sementes. Preferencialmente, mantenha a casca. Faça uma mistura do açúcar mascavo com a canela em pó. Distribua o açúcar com canela pela superfície das fatias de pera. Coloque as fatias em um recipiente de vidro, adicione os cravos-da-Índia para aromatizar e leve ao micro-ondas por cerca de 2 minutos. Se desejar, repita o tempo no micro-ondas até que a pera fique na sua consistência preferida (ela ficará cada vez mais macia!).

Se preferir, você pode fazer essa mesma receita trocando a pera por uma maçã.


Mingau de aveia com frutas vermelhas

150ml de leite integral ou leite vegetal

3 colheres de sopa de aveia em flocos

½ xícara de chá de frutas vermelhas picadas (morangos, mirtilos, amoras, framboesas)

Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)

 

Modo de preparo:

Misture a aveia com o leite e o açúcar ou adoçante, se optar por adicioná-lo. Leve ao micro-ondas em uma caneca ou recipiente de vidro por 1 minuto. Retire, misture novamente os ingredientes e leve ao micro-ondas por mais um minuto. Repita o processo até que o mingau fique na sua consistência preferida. Adicione, então, as frutas vermelhas picadas e consuma em seguida. Se desejar, adicione também castanhas trituradas ou granola, para incluir crocância à preparação.

 

Creme verde

1 cebola grande picada em cubos pequenos

2 dentes de alho

1 talo de salsão pequeno

2 inhames

1 folha de couve picada

1 abobrinha

1 xícara de chá de couve-flor

Sal e pimenta do reino a gosto

1,5 litro de água ou caldo caseiro

3 colheres de sopa de azeite de oliva

 

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o inhame, o talo de salsão, a couve-flor e a água e cozinhe. Bata no liquidificador e volte para panela. Acrescente a abobrinha em pequenos cubos, quando estiver macia, acrescente os temperos e, por último, a couve picadinha.

 

Chá de gengibre com laranja e cravo

250ml de água

1 colher de sopa de gengibre picado

Casca de 1 laranja picada grosseiramente

3 cravos-da-Índia

 

Modo de preparo:

Em um canecão, adicione todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Deixe a mistura no fogo por 10 minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, coe os pedaços dos ingredientes e consuma em seguida.

 

O festival de inverno do Oba, que vai de até 15 de agosto, oferece todos os produtos para aquecer o friozinho.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page